Sombra

Avanços e Desafios - ASUFPel aprova paralisação de 48 horas !!!

Segunda-feira - 12 de maio de 2025

Avanços e Desafios - ASUFPel aprova paralisação de 48 horas !!!

Nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, o ASUFPel realizou uma Assembleia Geral que reuniu Servidores Técnico-administrativos em educação (TAE) para discutir e informar temas importantes para a categoria – Informes locais e nacionais e paralisação nacional nos dias 21 e 22 de maio do corrente ano.

A mesa responsável por conduzir os trabalhos teve a seguinte formação: Mara Beatriz Gomes (Coordenadora Geral), Ari Dalvo Carré (Coordenador Administrativo e Financeiro) e Carlos Amaro Brum (Coordenador de Esporte, Cultura e Lazer). Logo após a aprovação da pauta, a mesa informou que na próxima sexta-feira, 16 de maio, às 20h, será realizado o tradicional Jantar em homenagem ao Dia das Mães, na sede central da ASUFPel. O evento contará com música ao vivo e um cardápio especial. Os ingressos estão disponíveis na recepção da ASUFPel, com limite de 120 adesões.

Que em breve, será divulgada uma parceria entre a ASUFPel e a UNIMED, que oferecerá aulas de educação física para os associados da entidade, visando promover saúde e bem-estar.

Na sequencia dos informes, que no dia 3 de junho ocorrerá a eleição para a nova Coordenação do ASUFPel. Apenas uma chapa, intitulada "Uma História de Lutas", está inscrita. Um dos integrantes da chapa enfatizou a importância da participação de todos os associados no processo eleitoral, destacando que o voto de cada um é fundamental para fortalecer a representatividade da entidade.


No âmbito nacional, os oradores destacaram as conquistas obtidas com a greve de 2024, que resultaram em avanços significativos para os TAE. Entre os principais ganhos estão: Reestruturação salarial; progressão na carreira; Implementação da "hora ficta" para servidores que atuam em regime de plantão ou escala; e aceleração na progressão na carreira. Entretanto, ainda há pontos pendentes que necessitam de atenção e mobilização: Entre eles: Implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os TAE; e Reposicionamento dos aposentados/as. Como forma de pressionar pelo cumprimento integral do acordo de greve e avançar nas pautas pendentes, a assembleia, atendendo uma chamada da FASUBRA Sindical, aprovou por unanimidade a realização de uma paralisação de 48 horas, nos dias 21 e 22 de maio.

Programação para os dias de paralisação:

- 21/05 (terça-feira): Pela manhã, mobilização nas unidades da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); à tarde, atividade com a presença da Central única dos Trabalhadores/as (CUT/RS), representada por Amarildo Cenci, presidente da entidade. Tema: “A vida não tem hora extra - Redução da jornada de trabalho – Melhores salários + Qualidade de Vida”.

- 22/05 (quarta-feira): Pela manhã, assembleia na Reitoria da UFPel.

O ASUFPel convoca todos os TAE a se engajarem nas ações propostas, reforçando a luta pelo cumprimento total do Acordo de Greve, oque trará melhores condições de trabalho e valorização profissional para os/as servidores e as servidoras.

ASUFPel 45 Anos – Uma História de Lutas.